NOTA DE REPÚDIO À REDE RECORD (e à imprensa sensacionalista em geral)

Texto de André “Arkano” Vinicius:

E mais uma vez, a mesma ladainha desconexa se repete. Em um sensacional esforço de reportagem, o programa Domingo Espetacular da Rede Record atacou os jogos eletrônicos de forma vil e desleal. Como sempre acontece em uma rede de mídia manipuladora e consciente de que pode faturar mais deixando seus telespectadores mais burros, a reportagem acusou os jogos eletrônicos de serem os principais causadores de comportamentos violentos entre jovens.

Essa teoria já foi refutada inúmeras vezes, e sempre o é quando reportagens tendenciosas como essa de hoje aparecem na mídia. Mais uma vez, precisamos repetir as mesmas coisas, que aparentemente os cultos e  diplomados joranlistas e especialistas em comportamento humano que são entrevistados não entenderam ainda: jogos têm tanto potencial para incitar violência quanto filmes, fotos, novelas ou coelhos de pelúcia. Isso porque a maldade, a doença, está na MENTE DE QUEM VÊ.

Aparentemente, nossos diplomados colegas jornalistas nunca assistiram o filme Um Dia de Fúria, onde um pacato cidadão se transforma em uma fera descontrolada por causa do acúmulo de problemas banais em sua vida – trânsito, trabalho, família, tudo virando um turbilhão de violência gratuita pelas ruas da cidade. Aquilo pode acontecer com QUALQUER UM, e pode ser detonado por QUALQUER COISA.

Além disso, uma pessoa que tenha desequilíbrios mentais pode ser influenciada por jogos violentos tanto quanto por uma cena de novela. Quantas menininhas não pensaram em se prostituir porque viram a gostosa da novela fazer o mesmo e se dar bem? Quantos garotões não concordaram em “passar a vara” (perdoem a expressão) nas menininhas já citadas, e depois fugir da responsabilidade da paternidade, só porque o garotão rico da novela fez o mesmo?

Será que, de maneira definitiva e absoluta, Duro de Matar, Rambo, Desejo de Matar, Jogos Mortais, e inúmeros filmes semelhantes, JAMAIS INCITARIAM violência em mentes despreparadas para tal?

ACORDEM. O problema NÃO ESTÁ no game, assim como não está no filme, na revista, na novela. Está no DESPREPARO de pais e responsáveis para cuidar e acompanhar a criação dos filhos. Está no CAOS que a educação passa em nosso país. Está nas autoridades que NADA FAZEM para conter o aumento das vendas e consumo de drogas.

Mas, acima de tudo, o problema real está em uma mídia MENTIROSA, MANIPULADORA, SEM A MENOR LISURA OU ÉTICA PROFISSIONAL, que cria verdades programadas para serem usadas em momentos oportunos, de acordo com quem pagar mais.

Pra terminar, só quero que os nobres jornalistas da Record me respondam: se eu mordesse o pescoço de alguém, e chupasse o sangue até matar, e dissesse depois, em carta ou video, que minha maior inspiração para o ato foi a novela Os Mutantes… qual verdade vocês inventariam para explicar isso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s