Como Escrever: Mudei de idéia, e agora?

Como Escrever: Mudei de ideia, e agora?

Acho que ocorre com certa frequência, não só comigo como com qualquer escritor durante o projeto de um livro, a vontade de escrever outra coisa. Você pode amar seu livro, sonhar em ver ele publicado, mas às vezes você se senta para por sua obra no papel e ela simplesmente não sai. Isso é normal, ao menos para mim é.

Acontece que somos pessoas, pessoas mudam, ideias mudam, vontades e até mesmos sonhos de infância mudam com o nosso amadurecer, com o passar do tempo ou até mesmo porque assistimos a um filme ou lemos um livro e gostaríamos de escrever sobre, ou algo parecido com aquilo. Mas o que seria mais certo fazer, seguir seu roteiro, continuar escrevendo seu livro, ou começar um livro totalmente novo, do zero, com a ideia que tinha?

Personificae foi assim, na época eu escrevia um livro chamado Dez de Nove (projeto ainda não finalizado). O livro e seu enredo eram tão pesados que eu simplesmente me sentia sufocado por aquilo, posso dizer que esse livro Dez de Nove vai ser o que vai realmente fazer a diferença, mas simplesmente não é a hora de eu escreve-lo. Então me surgiu a ideia de montar um blog e escrever sem compromisso comigo mesmo, escrever uma série, uma crônica ou coisa assim. Foi de lá que surgiu Personificae, meu livro que já esta até a venda. Eu o escrevi porque mudei de ideia, senti necessidade de algo novo, algo diferente das quase duzentas paginas a4 do livro Dez de Nove que vinha escrevendo. Ao conversar com um velho amigo sobre essa ideia, ele achou boa e disse para continuar, mas não esquecer do livro que eu realmente estava escrevendo. E foi o que eu fiz, continuei escrevendo personificae, mas dessa vez de forma mais séria, para poder publica-lo, e guardei meu outro projeto, que até hoje está aqui, guardado.

Isso não acontece com todo mundo, é claro. Pessoas simplesmente sentam e seu livro brota nas paginas em branco de um editor de texto ou de um caderno, mas alguns tem tanta coisa na cabeça, tantas ideias, que se focar em uma acaba sendo difícil e até problemático.

Agora, é errado mudar de ideia? Não. Claro que não. Além do mais, como você vai simplesmente controlar sua mudança de opinião e ideia? Se você está escrevendo sobre vampiros que brilham e se transformam em borboletas, mas assistiu Nosferatu e mudou de ideia, isso é ótimo.

Alguns livros que sonhamos em escrever são… Por falta de melhor expressão, fogo em palha. Mesmo que você de atenção para outro projeto, ele não passa das vinte ou trinta paginas, e se passar, se você finalizar, é melhor ainda. Tento tantos “livros” de trinta paginas, tantos projetos sem acabar que acho até engraçado. Mas você não pode pensar neles como perda de tempo. Escrever não é colher uma fruta, é plantar uma arvore. Ao plantar, você não simplesmente joga a semente na terra e espera. Você primeiro prepara a terra, ara, aduba… Planta a semente, rega, cuida, limpa ao redor… Você pode pensar nos outros livros como pequenos brotos, que devem ser podados e plantados em outro terreno. Nem todos sobrevivem, mas alguns podem se tornar arvores ainda maiores.

Ao escrever, de atenção ao o que você quer escrever, não se obrigue a nada. Escrever não é trabalhar em uma coisa na qual você é obrigado a fazer aquilo e pronto. Escrever é mais como ir a praia, ir a uma festa, fazer uma viajem, ou todas essas coisas ao mesmo tempo. Tem de ser prazerosa, boa, relaxante.

Não adianta você se martirizar para terminar um livro que você não consegue escrever um paragrafo sem se sentir bem.

Não escreva um livro, deixe o livro ser escrito por você.

Um pensamento sobre “Como Escrever: Mudei de idéia, e agora?

Deixe uma Resposta

