O que a Copa do mundo, um bêbado, um paraplégico e um morto tem em comum?

Ok, já deve ter ficado claro minha posição quanto a copa do mundo, mas depois de uma tragédia lamentável que ocorreu em minha cidade, Palmas, não podia simplesmente ficar calado e deixar que a atrocidade passasse despercebida pelas pessoas que não moram por aqui. O que aconteceu foi o seguinte.

Segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, festa, diversão. Bares lotados de pessoas torcendo pela seleção brasileira, como se fosse necessário, jogando contra esses timecos que chega a dar dó. Enfim, o jogo acabou que horas? Cinco e meia da tarde? Mas as pessoas continuaram nos bares, bebendo, comentando o jogo, se divertindo com os amigos…

Nem todo mundo é assim, a copa não tem culpa que as pessoas encham a cara. Mas é claro que elas dão um motivo. Afinal, “o futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia”, esta em todos os canais, em todas as propagandas, amigos reunidos em bares e em casa, tomando cerveja e assistindo futebol. A muito tempo as torcidas deixaram de ser uma coisa saudável, que unia as pessoas, hoje a rivalidade e o pseudo-antagonismo que um time tem pelo outro torna as coisas bem piores, algo deplorável, digno de ser comparado a uma barbárie boba e sem sentido. Mas deixemos o obvio de lado, vamos ao que interessa.

Na noite desse domingo, dia 20, graças ao jogo do Brasil, um lugar da cidade conhecido como Palmas Brasil, cheia de bares e pequenos restaurantes, estava lotado de pessoas assistindo o jogo e, é claro, enchendo a cara. Bom, a bagunça durou até depois da meia noite, mas o acidente aconteceu por volta das dez horas da noite… Algum bêbado que até hoje está livre e não foi identificado, atropelou sete pessoas nessa avenida, porque estava “se mostrando para a galera”. Essa demonstração custou sete pessoas feridas, uma esta em estado grave e corre risco de morte.

Mas um acidente não macula a sagrada imagem da copa, afinal, foi só um acidente e o cara ia beber de qualquer forma. Você pode até pensar assim, ou até se enganar da tal forma. Mas se não fosse a copa, ele não estaria ali, se mostrando para uma plateia que não existiria, e não teria tantos motivos assim para exagerar na bebida. Mas é claro que alguns, quando eu comento sobre isso, fala que sou só um do contra que não gosta de futebol. Poxa, imagino como é ser dessa forma, só porque sou contra ter sete famílias tristes nesse momento, sem poder aproveitar a tal da copa por causa que o filho esta internado em uma cama de um hospital, porque um babaca encheu a cara por causa que nossa seleção ganhou um joguinho de bola.

E você acha que aqueles ali, por quem estamos torcendo como zumbis, dão a mínima para isso? Nem se importam, nem vão saber, nem querem saber. Eles continuam jogando e ganhando milhões e milhões. Dinheiro esse que a maioria dos brasileiros nem sonha em ver um dia.

Da nojo ver aquele bando de gente de roupa amarela, e saber que são “brasileiros” só em época da copa.

Da nojo ver um carro atropelando sete pessoas e um cara com a camiseta do brasil dentro dele.

Da nojo ver uma nação parada por causa de um evento.

Como diria Millôr Fernandes, em Millôr Definitivo- A bíblia do caos:

“E no oitavo dia Deus fez o Milagre Brasileiro: um país todo de jogadores e técnicos de futebol.”

“Há muito tempo me desinteressei pelo futebol. Foi quando comecei a ver aqueles latagões, ganhando fortunas e tratados como odaliscas, não conseguirem dar um passe certo no meio do campo – sem qualquer pressão do adversário. Como artista plástico, tratado daquele jeito, eu morreria de vergonha se não pintasse uma capela Sistina por semana.”

“Futebol, o pio do povo!”

“A vida é igualzinha ao futebol. Mas o campo não é demarcado, vale impedimento, a canelada marca ponto a favor, a bola é quadrada, o gol não tem rede e o Supremo Juiz é um ladrão que expulsa do jogo quem bem entende, sem qualquer explicação.”

E é ótimo ver os grandes jornais e não ter nenhuma noticia sequer sobre isso…

Só para fechar esse post… Deem uma olhada nesta noticia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s