O que a Copa do mundo, o desempregado e a criança passando fome tem haver?

Hoje tem copa do mundo, não é incrível? Hoje tem estreia do Brasil. Já estou até vendo, quantos funcionários noturnos vão chegar bêbados hoje no trabalho? Ou quantos vão faltar para ver o “Brasil” jogar? É porque a copa é o que há, não é mesmo? Afinal, é um espetáculo, é uma arte! Futebol é uma arte! Tantos jogadores, se degladiando em um campo, onde bilhões, trilhões são gastos… Mas existe um porem, estamos mesmo com condições para isso?

Aquecimento global, crises econômicas, eminencias de guerra… Guerra propriamente dita, violência, fome… Drogas, criminalidade cada vez mais presente, cada vez mais jovial. E onde fica a copa nisso? Quanto vai ser gasto para o Brasil ser sede da próxima copa, imagina quanto que poderia ser feito com esse dinheiro.

Ah, mas a copa traz lucro, traz emprego, traz isso e aquilo. Sim, traz… Traz também mais pessoas, mais turistas… Eles gastam aqui, mas também precisamos gastar para eles estarem aqui. Me diga você, quantas vezes ve uma criança na rua, uma pessoa usando drogas, um policial de braços cruzados, um professor a beira do desespero?

Mas ei! É a copa do mundo! Felicidade, tempo de juntar os amigos, torcer pela nossa bandeira. Epa, perai, torcer pela nossa bandeira? Não, estamos nada mais que torcendo por um time de futebol que, se não fosse o talento, nem mereceria tanta reverencia. Afinal, passado podre é o que mais tem ali naquele meio.

Já pensou se o Brasileiro utilizasse o mesmo intusiasmo da copa para tentar melhorar o Brasil, para fazer o bem, para lutar pelos seus direitos? Imagine um Brasil dirigido com a mesma torcida da copa, imagine um Brasil onde os brasileiros falassem “Vai Brasil! Marca mais uma escola! Mais uma faculdade! Nossa, você viu aquele drible na fome? Deixou a miséria no chão! Olha lá se não é a criança de rua na escola! Nossa, que criança hein? Conseguiu sair da rua e ainda trouxe os outros com ela.”

Mas o que agente grita? “Politico ladrão!” Ai damos as costas e vamos torcer pra copa, que é mais fácil.

Nacionalismo hipócrita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s