A ânsia de escrever

Considero esse o maior problema de um escritor, principalmente de um iniciante como eu. Hoje um escritor não pode mais reclamar da dificuldade de se publicar um livro, atualmente é muito facil e o processo chega a ser automatico, como no site Clube de Autores. Mas então sentimos aquela ansia, aquela vontade de passar tudo que temos para o papel, de imprimir nossos pensamentos, nossas criações para que finalmente possam ser conhecidas pelo público em geral. Mas quando finalmente nos sentamos para escrever, a folha permanece em branco por tanto tempo que acabamos nos perdendo, chegamos a nossa ferramenta de trabalho e não consigimos toma-la em mãos e fazer uma obra sequer. Essa ansia faz com que muito lixo seja produzido, preenchendo o espaço para as coisas realmente iluminadas, que realmente deveriam estar ali a vista de todos. Como todos, eu tambem sofro dessa ansia, me pego pensando “devo atualizar meu blog” ou “devo voltar a escrever meu livro”, mas quando sento, quando vejo a folha, a barra do editor de texto piscando, esperando as letras lhe serem enviadas, simplesmente nada sai, ou se sai, é algo que não deveria estar ali. Por isso eu digo, a ansia é o maior problema de um escritor.

Podemos comparar a ansia com seu outro significado, ansia de vomito, de vomitar tudo que esta preso na cabeça, jogar tudo fora, tambem funciona. Mas é tanto lixo que nada do que escrevemos nesse momento é aproveitavel, é algo como limpar uma piscina, tirar o lixo e entulho para que a agua cristalina se revele. Mas como uma piscina, sempre sobra algo na agua, é inevitavel. Para muita gente, o que estou falando já é mais do que conhecido, mas para alguns, ainda não se deram conta de como essa ansia se comporta e de como ela atrapalha. A dificuldade que ela causa, travando nossa criatividade porque algo em nós precisa ser exposto antes, algo deseja sair, as nuvens precisam sair da frente do sol para que sua luz possa brilhar de verdade.

Sentia uma vontade tremenda de falar sobre isso e falei. Imagine a minha ansia, querendo atualizar esse blog diariamente. Imagine quanto lixo ficaria sobre os bons textos que já produzi, o tanto de lixo que ficaria escondendo os textos de qualidade, quanto tempo você meu leitor perderia lendo porcarias até encontrar um que realmente seja a essencia do que realmente escrevo.

É por isso que devemos ter calma ao escrever e entender que não somos criativos todos os dias. Haverá dias que estaremos nublados, outros chuvosos e outros ensolarados como um bom dia de verão, o melhor é aproveitar cada situação e trabalhar com ela, não tentar se tornar uma coisa que seu ambiente não permite. Deixe que as palavras sejam escritas, não tente escreve-las.

Um abraço a todos os escritores e leitores, até o proximo post!

2 pensamentos sobre “A ânsia de escrever

  1. Rapaz, andei lendo o que escreve: você escreve muito bem! Não um muito bem de “ah, como ele sabe todas as regras de português”, mas de “caraca, que instigante isso que ele escreveu”… parabéns!
    Não preciso mais falar, logo que eu tiver um dinheirinho (o meu acabou há um tempinho, rs), quero comprar o seu livro.
    O melhor de tudo é que muita gente está elogiando o seu livro!
    E você escrveu neste post que é escritor iniciante… eu duvido, hehe…
    Grandes abraços!
    Rafael Marchesin

    • Poxa, obrigado pelos elogios! Eu sei que peco muito ainda na gramática… Acho que eu dou tanta atenção pro conteudo do texto que acabo esquecendo de algumas regrinhas basicas… Mas nada que atrapalhe a leitura do livro, isso eu garanto. Ninguem nunca chegou a falar “Sua ortografia fez tal parte do livro ser incompreensivel” mas ja falaram “Tirando alguns errinhos ta otimo”. xD

      Rafael, eu realmente sou um escritor iniciante, tenho o que, 22 anos apenas. Escrevo desde criança, mas só agora que tive maturidade para escrever um livro de verdade. E quanto ao livro, eu sou suspeito de dizer, mas acho que vai fazer uma otima compra.

      Abraços e até a proxima.

Deixe uma Resposta

