2 pensamentos sobre “Um em Dois

  1. Olá, meu amigo e colega de clube e de blog. Cá estou, como prometi. Vim “conferir” o seu blog e… gostei. Mesmo. Mas… porque vc não está seguramente à espera de comentários proforma, eu vou explanar, se me permite, o “mas” que me ficou encravado.
    A sua conclusão do belo texto de reflexão existencial com que nos presenteou é, em minha opinião, perfeitamente certa. Eu concordo que “o tudo que existe é inevitável”. Já uma outra questão “impertinente” se me coloca, depois de concluir que concordo: se viver é livre arbítrio – literal e independentemente de qualquer conotação religiosa – ou seja, se é escolha constante, como faço a ponte entre a consequência dessa escolha, que é naturalmente o que foi rejeitado versus o que foi adoptado, e articulo essa rejeição (o evitável, então) com o tudo que é inevitável?
    Fiquei a pensar, só isso. Numa lógica matemática as equações são igualdades absolutas. Já no campo da reflexão, nem sempre os termos da equação resultam iguais em absoluto, ainda que em relativo estejam correctos.
    O que eu sei, isso sim, é que passear-se vinte andares acima do piso térreo, seja real ou metaforicamente, é perigoso. Mas… como muito bem diz, arriscar é que torna a existência em vivência.
    Um abraço.
    Ana

    • Agradeço o comentário Ana e fico feliz que compreendeu meu texto. Bom, a idéia do texto foi exatamente essa, adicionar esse “mas” impertinente nas mentes dos leitores e convidá-los a uma reflexão sobre essa dita linha reta que nossas vidas são. Como você mesmo apontou, em questões matemáticas, é exatamente assim que ocorre, em uma perfeita linha reta, mas como temos escolhas e cabe a nós decidirmos que rumo tomar nelas, então ai poderíamos adicionar o acaso, a aleatoriedade e quebrar esse paradigma de destino. Mas… Não somos moldados pelas nossas crenças e comportamento? Com um estudo profundo sobre uma pessoa, você não poderia predizer qual escolha ela faria? Acredito que em boa parte dos casos sim, isso seria possível. Abraços e até nosso próximo encontro. ^^

Deixe uma Resposta

